terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Como fazer um gatil no quintal

Gatos que vivem dentro de casa tem várias vantagens sobre os que podem sair para as ruas. Os gatos que vivem sem ter acesso à rua vivem em torno de 15 anos, enquanto os que vivem nas ruas vivem no máximo 3 anos, e isso se explica porque nas ruas os gatos estão expostos a infecções, parasitas, atropelamentos, envenenamentos, intoxicações com alimentos, ferimentos por brigas com outros animais e maus tratos. Além disso, se o gato estiver sempre em casa, os donos notarão mais rápido qualquer sintoma de doenças, o que permite evitar complicações.
Tempos atrás eu já fiz um post com algumas ideias de como montar um gatil, mas pensando agora aquelas ideias são mais úteis pra quem mora em apartamento, e agora que os meus filhos vão viver comigo num lugar que tem quintal, eu comecei a pesquisar formas de mantê-los confortáveis, ocupados e principalmente seguros.
Ainda não decidi se eles ficarão num local determinado ou se terão acesso ao quintal todo, mas já deu pra ter algumas ideias pra pensar.

Na maior parte dos modelos, a estrutura é de madeira, ferro ou PVC e fechada com tela. Dentro tem brinquedos, arranhadores, camas, rampas e escadinhas. Alguns tem cadeiras, jardim e até laguinho, servindo como um espaço de convivência para os felinos e seus humanos.





Esse gatil é uma varanda que foi fechada com vidro. Os gatinhos tem uma vista privilegiada do jardim e o elemento vazado próximo ao teto permite a ventilação.





Mas se a ideia for deixar que os gatos andem pelo quintal todo, apenas um muro alto não garante que eles não vão sair. Então a solução que eu encontrei foram essas telas de arame, apoiadas em suportes adequados, fixadas num ângulo de 45º a 90º do muro e voltadas pra dentro do terreno. Não há gato que consiga escalar uma tela inclinada dessa forma!



Os gringos tem ideias mirabolantes de como fazer gatis! Pra quem assim como eu estiver pesquisando sobre isso, é só jogar no Google as palavras catio ou cat fence e ter diversão por horas!

33 comentários:

  1. Nossa que sonho!
    Ter um desses em casa deve ser demais!
    Amei o post, Anne!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho gato, mas a minha tia tem. Ela vive em apartamento, mas tem uma varanda boa, acho que ela pode roubar algumas ideias. ;-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Anne, quanta ideia legal, pena que eu nao posso ter bichinhos assim, pois sou super mega alérgica, mais eu amo gatinhos, são super fofos. Dá vontade de morar dentro dos gatis. rsrs

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Que legais, lindos e cheios de espaço para os bichanos...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  5. Todos lindos amiga, mas o meu favorito foi o da varanda com vidros, amei e Nina e Mia iam adorar, bjs e uma bela noite, Ana ;)...

    ResponderExcluir
  6. Achei MUITO legal, principalmente os maiores pra eles terem bastante espaço, e cheio desses brinquedos divertidos pros gatinhos, que inspiração <3

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que legal, quase um parque de diversões hahaha

    Beijos linda
    Blog | IG | Canal

    ResponderExcluir
  8. Meu, eu adorei esse negócio! Não tenho gatos mas fiquei pensando que se eu fosse criança e visse um negócio desses não iria querer sair mais de lá, só ia querer saber de brincar...hehe, amei!

    :**

    ResponderExcluir
  9. Muito capricho pros gatinhos! Eu gosto mais da ideia de deixá-los soltos no quinta, colocando a tela inclinada no muro :)
    Gente, vi o post do seu casamento, que perfeição! Você estava LINDA, PERFEITA! Amei, ficou tudo lindo! Parabéns pela festa e pelo casamento, seja muito feliz :*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida você! Muito obrigada!
      Agora espero pelo post do seu casamento, hein? ;-)
      Beijo

      Excluir
  10. Muito legal pra quem gosta de ter gatos. Mas os gatos adoram ficar na rua,nem sabia sobre gatil.Eu sei que eles andam o dia inteiro e a noite vem para casa. Espertos eles!kkkkk!!
    bjs1

    ResponderExcluir
  11. Pra animais, sou mais a favor de deixa-los soltos mas nem sempre da ne? Essa forma é boa porque tem como prendê-los e dar espaço ao mesmo tempo.

    Beijos!
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. acho essas ideias geniais demais!!
    Espaço e tranquilidade para os bichanos é essencial, né?
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  13. Que legal, ideias super interessantes!

    ResponderExcluir
  14. Incrível! O difícil é ter esse espaço todo disponível, né?

    ResponderExcluir
  15. que legal. eu não tenho gato e nem quintal hahaha mas a ideia em si é muito boa e fica lindo né?


    Beijinhos
    Nath || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  16. My God, isso nem é gatil mais, é praticamente acomodação de luxo, hahaha! Sorte dos bichanos que tiverem uma família assim, tão engajada! Amei as ideias!! beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Anne !
    Gostei da ideia de gatil, mas precisa ter muito espaço e dinheiro para montar uma estrutura dessas em casa.
    Ótimo dia pra você.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  18. menina, que estrutura mais bacana! achei incrivel, quero ter gatos e seria incrivel um espaço assim

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre vejo canil, nunca gatil hehe' gostei da ideia. E realmente, não tem como escalarem o teto do jeito que tá na última foto!
    Beijoos e bom final de semana ♥

    ResponderExcluir
  20. Que legal, estruturas ótimas, tenho uma amiga que ama gatos, vou mostrar para ela esse post, sei que ela vai amar! Beijos.

    www.lutandopeloideal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo, muito sonho!!! Amei.. nem sabia que tinha este nome, rs. Beijos!

    Like? https://www.facebook.com/Blogdeliriofashion
    Segue? https://twitter.com/DezaHoffmann

    ResponderExcluir
  22. Achei a ideia da árvore incrivel.. soa até como proteção pra eles
    =)

    ResponderExcluir
  23. Ai que lindos. Amei principalmente o penúltimo. O Mingau e o Pingo iriam adorar.
    Beijinhos
    Dani

    http://www.daniellaguedes.com.br/
    @_danielaguedes

    ResponderExcluir
  24. Amo gatos mas por enquanto não dá para ter.
    Nunca vi tanta ideia juntas, muito legal.
    Bom domingo.
    Já tem post novo lá na casa.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  25. Bacana pensar nisso, num espaço que eles possam brincar e que não fiquem apertados. Acho complicado ter gato ou qualquer outro animal em espaço pequeno, as pessoas e os animais sofrem :/


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  26. vou mostrar pra meu primo que tem vários gatos...tenho certeza que ele vai amar!!

    ResponderExcluir
  27. Quero uma casa grande e uns dez gatos! haha
    Acho que eu ia me divertir com eles nesse espaço!
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  28. Nossa, que bacana! Eu não sabia que levava este nome. Eu moro em apartamento, então, impossível ter um deste.
    Beijinhos,
    Julie do http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  29. Show de Bola a gataiada aqui ta aumentando vou projetar um top vlw pelas dicas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...