terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Comprometida - Elizabeth Gilbert

Quando comecei a ouvir falar do livro Comer, Rezar, Amar e do estrondoso sucesso de vendas que ele foi, eu confesso que torci o nariz. A temática da mulher que faz uma longa viagem sozinha pelo mundo em busca de autoconhecimento após um divórcio não me chamou a atenção.

Então, quando vi a continuação dele na minha casa, o livro Comprometida, também não tive qualquer intenção de lê-lo. Até o dia que estava entediada na esteira e esse livro era a única coisa por perto que poderia me ajudar a passar o tempo durante os exercícios. Eu sei, não é legal ler ao fazer exercícios, mas antes ler durante os exercícios do que não fazê-los, e foi aí que minha ideia sobre esses livros mudou completamente.


Eu ainda não li Comer, Rezar, Amar, mas pelo que deu pra entender em Comprometida é que a autora/protagonista Liz conhece e se apaixona por Felipe ao final de sua viagem. Felipe, assim como Liz, é sobrevivente de um divórcio traumático, razão pela qual ambos se prometem lealdade e fidelidade pela vida toda, mas juram jamais se casar.

Como são de nacionalidades diferentes - Liz é americana vivendo nos Estados Unidos, e Felipe é brasileiro vivendo na Indonésia - o casal mantém o relacionamento viajando a cada poucos meses. Até o dia em que Felipe é deportado dos Estados Unidos e um agente do Departamento de Segurança afirma que o único meio de permitir que ele volte ao país é casado com Liz.

Obrigada a se casar, Liz decide enfrentar seus medos. Durante os dez meses seguintes, enquanto vagavam de país em país à espera da autorização para que pudessem voltar aos Estados Unidos e se casar, ela faz uma longa pesquisa sobre a instituição do casamento, seus aspectos sociais e históricos, como foi remanejado ao longo dos anos nas mais diversas culturas e como os governos e a Igreja cagaram regras estabeleceram normas para reger os casamentos e divórcios. Paralelamente ao relato da viagem com Felipe, da ansiedade que permeou aquele período e do amadurecimento da relação entre eles, Liz vai costurando pensamentos inteligentes e bem-humorados a respeito do casamento, e conclui, por fim, que ele não significa simplesmente uma instituição criada de modo político ou religioso para controlar a vida das pessoas submetidas a determinado governo ou religião, e sim algo buscado e realizado desde os tempos mais remotos por duas pessoas que decidem viver juntas, ainda que muitas vezes elas aparentemente digam sim às regras e na realidade acabem fazendo tudo do jeito que querem mesmo.


Resumindo: Elizabeth Gilbert me ganhou como autora, eu paguei a língua e agora vou ter que ler Comer, Rezar, Amar.

9 comentários:

  1. Comer, Amar e Rezar não é nenhuma obra prima mas com certeza é uma delicia de ler e vale a pena pela mensagem que passa.

    Bjs
    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro cara! Vou pegar emprestado hhaha
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser optimo, já li o comer, orar e amar e adorei :)

    Santi

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler o livro, parece ser muito bom :)

    www.bybiancaconde.com.br

    ResponderExcluir
  5. nossa bquero ler muito esse livro, desde o livro anterior q fiquei curiosa pra saber a sequência da história de amro dos dois!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Anne, só vi o filme de Comer, Rezar e Amar. Pretendo comprar o livro e essa continuação tá elogiadíssima.
    Big Beijos

    blog Lulu on the sky - sorteio

    ResponderExcluir
  7. hahahahahhahahaha E quando ler Comer Rezar e Amar então... vai morder a lingua 40 vezes... pois é simplesmente incrível e fascinante. Sou completamente apaixonada por esse livro!

    Beijos lindona!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que deve ser uma ótima leitura! E concordo, antes ler fazendo exercício do que não ler..rs
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda nao tinha ouvido falar.
    Mas pela sinopse parece mesmo muito interessante.
    bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...